sábado, 18 de julho de 2009

A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÂO DE QUALIDADE ISO 900l: 2000

A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÂO DE QUALIDADE ISO 900l: 2000

Para a obtenção de uma certificação de Gestão de qualidade ISSO 900l: 2000 faz-se necessário o enquadramento da organização/ empresa dentro um de um padrão Internacional que estabelece requisitos para um sistema de Gerenciamento de Qualidade. Portanto, a certificação é focada na Gestão de Qualidade que engloba a garantia de qualidade.

O projeto e a implantação de um sistema de gestão de qualidade de uma empresa são influenciados por várias necessidades, objetivos específicos, produtos fornecidos e outros.Como também, a documentação pode diferir de uma organização para outra devido:

Tamanho da empresa e suas atividades; a complexidade dos processos e a competência Pessoal.

O sistema de gestão da qualidade é tudo que a empresa faz para gerenciar os seus processos e atividades. O sistemas de Gestão existem para assegurar que qualquer pessoa dentro da organização não faça o seu trabalho do seu jeito e sim conforme um padrão definido, existindo uma ordem na forma como a organização utiliza os seus recursos:tempo, dinheiro, capital intelectual, e outros.

O sistema de gestão de qualidade bem implantado, todos tem consciência sobre quem é responsável por fazer o que, quando, onde, como e por que.

No Sistema de gestão de qualidade a organização deve estabelecer, documentar, implementar e manter um sistema de gestão da qualidade e melhorar continuamente a sua eficácia de acordo com os requisitos da norma.

A organização deve identificar os processos necessários para o sistema de qualidade e sua aplicação por toda a organização; determinar a seqüência de operações e controles eficazes; assegurar recursos informações e apoiar monitoramentos desses processos; monitorar, medir e analisar os processos; implementar ações que façam atingir os resultados planejados e a melhoria continua desses processos. Todos esses processos devem ser gerenciados pela organização de acordo com os requisitos da norma.

No sistema de gestão de qualidade o manual da qualidade, detalha o sistema de gestão da qualidade; os procedimentos documentados; a interação entre processos da gestão da qualidade; o controle de documentos servem para distribuição sejam controlados e evitar o uso não intencional de documentos absoletos e aplicar identificação adequadas nos casos por qualquer propósito.

Responsabilidade da Direção deve ter o comprometimento com a implementação do sistema de gestão da qualidade e com a melhoria continua de sua eficácia mediante: atender aos requisitos dos clientes como também os estatutários; o estabelecimento da política da qualidade; a integridade do sistema de gestão, mesmo quando são planejadas e implementadas.

O recursos humanos tem a competência de conscientização, treinamento, habilidade e experiências apropriadas para o pessoal que executa os trabalhos que afetam a qualidade do produto.

A grande importância da certificação da qualidade ISO 900l:2000 para qualquer empresa, se dá pelo diferencial de qualidade, que abre as portas do mundo globalizado para as empresas certificadas, uma vez que , ao adquirirem produtos ou serviços dessas empresas o consumidor tem certeza que existe um sistema confiável de controle das etapas de desenvolvimento, elaboração, excussão, e entrega do produto provido de um tratamento formalizado com objetivo de garantir os resultado.

Um comentário:

Seja Bem Vindo ao melhor Blog sobre ISO

Se os fatos não se encaixam na teoria, modifique os fatos.

Albert Einstein
Powered By Blogger

Como sua empresa pretende se adequar a nova versão da ISO

Consultoria ISO

Consultoria ISO
Mais que uma consultoria...

Pesquisar este blog

Seguidores

Autor

Minha foto
Leonardo Basílio, Casado, Engenheiro de Produção Mecânica, com sólida experiência na área de consultoria, auditoria e treinamentos nas normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO TS 16949. Atuou como Gerente de Qualidade e Engenharia Industrial em diversas empresas. Como consultor atuou em diversas áreas como: Saúde, Industria, Serviços, Transporte entre outros. Auditor Líder nas normas ISO 9001:2000, ISO 14001:2004 e Auditor Interno ISO TS 16949 seja como parceiro da Marco Inicial Assessoria Empresarial - região Norte e Diretor e Consultor da Learn Business. Atuou na Certificadora Conceitos como Auditor das Normas 9000 e 14000 e atualmente atua como Auditor na Bureau Lloyd's Certification. No segmento acadêmico atua como professor em Gestão da Qualidade e Produtividade no curso de administração da Faculdade Prudente de Moraes